Você sabe para que servem os estribos em vigas de concreto armado?
O concreto armado é composto por dois elementos principais, o concreto simples (cimento, areia e brita) e a armadura de aço (barras). As armaduras são elementos dispostos em diferentes posições, cada um responsável por combater um tipo de esforço.
Em uma viga tem-se as seguintes armaduras: longitudinais (barras horizontais), e as armaduras transversais (estribos). O assunto abordado neste artigo são as armaduras transversais ou estribos.
De maneira direta, você sabe o que são estribos? São peças poligonais de aço nervurado, tendo duas características importes, devem ser de aço para suportarem os esforços resultantes das estruturas e são nervurados para terem a devida aderência ao concreto quando aplicados.
Então, quais esforços essas peças atuam para combater? Os estribos são usados para combater os esforços de cisalhamento ou uma ação de cortante que os elementos estruturais sofrem.
Sem os estribos, a deformação do elemento causada por uma força axial (perpendicular) criaria patologias ou ruptura total, mostrada nas figuras 1 e 2.
Utilizando os estribos, a viga cria maior resistência a esses esforços e tem uma deformação controlada. Como o cortante é maior próximo aos apoios, essas regiões tem maior solicitação de estribos, utiliza-se então, em alguns casos um afastamento menor entre eles.
Outra situação também muito comum são os esforços de torção (por ex.: apoiando escadas ou marquises), os estribos contribuem para combater a esse esforço também.
Os estribos em vigas são então elementos de extrema importância para garantir a integridade da estrutura da viga, e por este motivo, devem ser bem dimensionados. Os estribos servem para combater os esforços de cortante e torção.
Autor: Paulo Henrique Francisco Da Silva
Projetos Recentes
Projetos
Projeto de infraestrutura elétrica – Gerdau
Residencial
Residência J&M
Projetos
Projeto Casa Tezzi – Residência unifamiliar